IoT - Você esta atrasado?

O IoT veio para ficar, assim como todas as novas tecnologias disruptivas já lançadas até hoje, ela cresce exponencialmente no mercado,...


O IoT veio para ficar, assim como todas as novas tecnologias disruptivas já lançadas até hoje, ela cresce exponencialmente no mercado, com novos descobrimentos de aplicações da tecnologia em novos produtos e nichos de mercados.

Se você trabalha em IT e não deu conta disso ainda, você já esta atrasado e é melhor se atualizar! No começo da popularização da Internet, uma das grandes novidades era o e-mail! A possibilidade de enviar mensagens para qualquer pessoa do mundo e entregar em alguns segundos era algo do futuro! O crescimento do uso foi um grande boom, no qual despertou uma grande preocupação para as areas de IT e também para seus usuários, o tamanho da inbox. O portal que oferecia mais espaço para sua inbox gratuita caia nas graças do povo. Alguns ofereciam pacotes com maior espaço cobrando um valor atrativo. Isso gerou formas de cobrança para os clientes e formas de gerenciamento de espaço para os usuários.

Este cenário foi se repetindo, com o uso de celulares e banda de internet mais eficaz, o uso de dados foi aumentando gradativamente, tendo o serviço de voz um coadjuvante nos pacotes das operadoras, tendo cobranças diferenciadas e preocupações com capacidade de banda e infraestutura para atender a nova demanda de uso de dados dos usuários. 

O IoT já a um tempo, vem crescendo em todos os lugares do mercado, tendo diversas aplicações em toda a cadeia produtiva do mercado. Cidades Inteligentes já é uma realidade, tendo luzes inteligentes, que ligam quando alguém estaciona abaixo, e reduz a intensidade da luz quando não tem ninguém para que haja economia de energia. Estacionamentos inteligentes, que começam a cobrar o cliente no momento que para na vaga, calculando o tempo consumido, informação de vaga disponível e redução de gases poluentes. Cada dia que passa, empresas percebem novas formas de atribuir o M2M para uma inovação de mercado para oferecer aos clientes. 

O Presidente da Cisco, John Chambers afirma: "50 bilhões de dispositivos serão conectados até 2020 gerando um volume de US$ 19 trilhões no mercado de Internet das Coisas". 

Com isso, o problema de gerenciamento e preocupações com esse novo mercado, desafia os analistas de IT para uma melhor performance e capacidade de atendimento e disponibilidade. Claramente, teremos mais equipamentos inteligentes do que pessoas. Claro que, os mesmos desafios que tivemos com a rede de celulares (ou ainda temos) de Vender, Controlar, Monitorar e claro, Faturar, teremos com M2M em escala brutalmente maior. Com isso, a velha preocupação de "Espaço do E-mail" virá a tona, e teremos que desvendar novas formas de gerenciar este mercado com mais eficiência e agilidade.

Novas visões de negocio serão necessárias, novas formas de vendas serão mandatórias, formas de faturamento devem ser revistas. O uso de M2M cada dia mais, será um OPEX que uma empresa precisará gerir, e para isso, ela precisa ser controlada de maneira mais eficiente possível. 




Geladeiras informando qual alimento terminou ou qual produto irá perder a validade. Linhas de produção informando qual setor esta mais lento ou qual inventário precisa ser reabastecido com mais urgência. Ônibus inteligentes oferencendo serviços de internet para os usuários, camisetas inteligentes que monitoram a saúde do paciente, ou seja, infinitas aplicações no nosso dia a dia.

Empresas brasileiras aumentaram o faturamento de 11% a 20% após a implantação de soluções de IoT. Elas devem investir quase US$ 80 milhões em IoT até o término de 2015.

Como eu disse no começo, se você não deu conta disso ainda, você já esta atrasado!


Conheça mais sobre o mundo IoT, visite nosso site.
http://www.wyless.com.br

Gilliard Delmiro
ITSM Director
@wyless_tmdata


0 comentários: