Wyless cresce com prestação de serviços IoT

O mercado de dispositivos conectados (M2M ou IoT – Internet das Coisas) vai crescer de forma significativa nos próximos anos, abrindo...



O mercado de dispositivos conectados (M2M ou IoT – Internet das Coisas) vai crescer de forma significativa nos próximos anos, abrindo novas oportunidades de negócios a empresas que oferecerem soluções personalizadas a seus clientes. 

É o caso da Wyless TM Data, companhia de origem norteamericana especializada em
serviços gerenciados de IoT, com escritório em São Paulo, que cresce a taxas de 50% a 60% ao ano no país.
 
A Wyless oferece desde a consultoria para quem deseja conectar seus dispositivos, mas não sabe por onde começar, até o fornecimento de equipamentos, plataforma e gestão da rede e infraestrutura.
“Ajudamos a implantar aplicativos e serviços de IoT de maneira mais rápida, mais barata e mais eficaz”, diz Sergio Souza, CEO da Wyless no Brasil.

Segundo ele, a empresa simplifica todo o processo para o cliente, que não precisa, por exemplo, negociar linhas e planos de dados com cada operadora e nem se preocupar com a compra dos sistemas e configuração dos equipamentos, como rastreadores, sensores e painel de alarme. “Com isso, o cliente pode ter uma rede IoT totalmente pronta e em operação em poucos dias”, diz.
 
A Wyless estabeleceu acordos com operadoras globais para fornecer acesso a centenas de redes móveis no mundo, que oferecem uma cobertura primária através das redes 2G, 3G e 4G.
 
Atende tanto pequenas empresas, que não dispõem de infraestrutura e equipes de TI para montar a rede de IoT, como grandes corporações, com muitas exigências e requisitos técnicos. Entre seus principais clientes estão companhias de rastreamento de veículos, seguradoras, empresas de saúde e companhias com grande número de equipes de campo e manutenção, como concessionárias de energia e água.
 
A ADT, empresa especializada em monitoramento de alarmes, é um de seus clientes. 

A empresa precisava gerenciar mais de 16 mil linhas ativas ligando alarmes instalados nos clientes aos equipamentos centrais de monitoramento. O projeto desenvolvido pela Wyless incluiu o gerenciamento de linhas M2M e acompanhamento do consumo de dados. Hoje, além da gestão, agrega outros serviços, como a Franquia Flex, com análise de consumo, relatórios analíticos e gerenciais, gestão de estoque, análise de contas e contestações de cobranças indevidas pelas operadoras.
“Tivemos uma economia de aproximadamente 40% no custo de conectividade, graças à redução de linhas sem utilização e do excedente de tráfego de dados por falta de gestão do consumo”, afirma Rafael Luccas, coordenador de Projetos e Indicadores da ADT.
No Brasil há pouco mais de 11 milhões de SIM cards M2M conectados, porém menos de 10% são gerenciados.
 
De acordo com recente pesquisa da IDC, a previsão é que até 2020 o mercado global de IoT atinja a receita de US$ 1,7 trilhão, com mais de 20 bilhões de “coisas” conectadas.
Fundada em 2003, a Wyless TM Data é uma empresa com sede em Boston e escritórios no Reino Unido, Suíça, Holanda, Alemanha e Brasil. Chegou ao mercado brasileiro em 2014, quando se juntou à empresa nacional TM Data, que já atuava com serviços M2M desde 2000.
 
Em abril último, a Wyless Group Holding foi comprada pelo grupo Kore Wireless, provedor global de redes gerenciadas especializados em M2M e IoT. Após a transação, a companhia será suportada por mais de 350 funcionários, manterá uma base de mais de 3 mil clientes corporativos ao redor do globo e oferecerá mais de 6 milhões de conexões a esses clientes.


Publicado pela revista RTI, especializada em Redes, Telecom e Instalações.


Revista Online (Página 13)

0 comentários: