As seguradoras brasileiras
espremem suas margens para terem preços competitivos no mercado e ao mesmo
tempo, uma grande parcela dos segurados, que não têm condições de pagar pelo
seguro, migram para soluções de rastreamento. Isso deixa claro a importância do
rastreamento no mercado brasileiro.
E como ter rentabilidade neste
tipo de negócio? Existem alguns aspectos que influenciam diretamente no
resultado financeiro, que são justamente aqueles custos fixos invisíveis aos
olhos de quem os administra, como no caso, custos com assistência técnica e
excedentes com conectividade.
Quer ter sucesso na sua empresa de rastreamento? Veja abaixo, 6 dicas de como ter um serviço eficiente:
Software: O software, dentre todos os aspectos, tem uma forte
influência na ascensão do negócio, pois é ele quem está na linha de frente com
o cliente. Hoje, existem inúmeras plataformas, mas muitas focadas em soluções
básicas, com baixa flexibilidade de integrações e funcionalidades avançadas.
Nos últimos anos algumas soluções estrangeiras começaram a desembarcar no
Brasil, trazendo soluções avançadas com informações extremamente valiosas que
permitem ao gestor da frota ter uma visão abrangente e real de todos os
veículos. Este é o diferencial que irá permitir aos empreendedores deste setor
terem sucesso nos seus serviços. O mercado está mudando e buscando soluções que
realmente permitam trazer resultados financeiros.
Hardware: Grande parte do mercado é atraído por equipamentos de
baixo custo. Esta é uma das maiores armadilhas do segmento de rastreamento e
que gera um dos maiores custos dentro da operação: manutenção, pois muitos
equipamentos apresentam falhas e requerem um atendimento para substituição ou
reparo no local. Muitas vezes, este custo deste serviço operacional pode
representar até duas mensalidades do cliente. Fora os aspectos de falhas do
equipamento, existem equipamentos que apresentam um alto consumo de dados.
Imagine-se contratar um plano de 2MB por mês e consumir 4MB. Isto é
absolutamente comum neste segmento, porém, poucos desconhecem das taxas de
excedentes, que muitas vezes chegam a dobrar o valor contratado. Quanto melhor
a qualidade e configuração do equipamento, melhor performance de consumo de
dados.
Conectividade: O maior custo das soluções de rastreamento está na
conectividade. Este é um custo recorrente e que pode variar de acordo com o
volume de dados trafegado e se não for muito bem administrado, pode consumir
grande parte da receita. No caso da conectividade, vemos dois pontos de
atenção: quando falamos de rastreamento, estamos tratando de um tema de
segurança e este ponto é crítico. Busque entender qual é a melhor operadora
dentro da região que pretende atuar, pois sabemos que existe grandes áreas de
sombra que podem deixar o rastreador sem transmitir as informações. A
efetividade do serviço de rastreamento está na disponibilidade das informações
em tempo real. Um outro ponto muito importante está na gestão dos Sim Cards.
Tenho acompanhado casos de grandes empresas que perderam o controle do parque
instalado e muitas vezes acabam pagando por um serviço que não estão
utilizando.
Flexibilidade: O mercado vem solicitando plataformas flexíveis que
permitam integrar-se com sistemas externos como; ERPs para controle de jornada
de trabalho, funcionários, plataformas de gestão de consumo de combustível,
etc. Destacam-se àqueles que conseguem ser flexíveis ao atender estas
necessidades e em menor tempo.
Instalação: A instalação dos rastreadores é um dos grandes desafios.
Quanto melhor for a instalação, menor o risco com falhas e defeitos nos
equipamentos. Para obter melhor sucesso na recuperação do veículo, recomenda-se
instalar os rastreadores em locais de difícil acesso para evitar que estes
sejam facilmente desconectados em caso de roubo ou furto.
Atendimento: No caso de empresas que oferecem rastreamento no
varejo, ou seja, pessoa física, recomenda-se um atendimento 24 horas para
suporte em caso de roubo ou furto. No caso de serviços oferecidos para
empresas, existe uma maior flexibilidade com relação à horário, mas este é um
diferencial de peso dentro do segmento. Dentro do atendimento, uma ação pouco
praticada é a identificação de veículos que não comunicam a mais de 48 horas, o
que se sugere imediatamente acionar o cliente para informa-lo. Esta ação
proativa demonstra preocupação com o cliente e na eventualidade de uma falha
técnica, um acionamento para manutenção.
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Guilherme Luz
Product and Marketing Manager
@wyless_tmdata
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