6 dicas de sucesso para a sua empresa de rastreamento.

O mercado de rastreamento é muito desafiador para aqueles que desejam empreender neste setor. Com o aumento do índice de criminalidade, on...

O mercado de rastreamento é muito desafiador para aqueles que desejam empreender neste setor. Com o aumento do índice de criminalidade, onde mais de 57 veículos são roubados por hora no pais e de empresas que buscam cada vez mais otimizar o custo efetivo com sua frota, aumenta de forma expressiva a demanda deste tipo de serviço no mercado brasileiro.


As seguradoras brasileiras espremem suas margens para terem preços competitivos no mercado e ao mesmo tempo, uma grande parcela dos segurados, que não têm condições de pagar pelo seguro, migram para soluções de rastreamento. Isso deixa claro a importância do rastreamento no mercado brasileiro. 


E como ter rentabilidade neste tipo de negócio? Existem alguns aspectos que influenciam diretamente no resultado financeiro, que são justamente aqueles custos fixos invisíveis aos olhos de quem os administra, como no caso, custos com assistência técnica e excedentes com conectividade. 

Quer ter sucesso na sua empresa de rastreamento? Veja abaixo, 6 dicas de como ter um serviço eficiente:
 

Software: O software, dentre todos os aspectos, tem uma forte influência na ascensão do negócio, pois é ele quem está na linha de frente com o cliente. Hoje, existem inúmeras plataformas, mas muitas focadas em soluções básicas, com baixa flexibilidade de integrações e funcionalidades avançadas. Nos últimos anos algumas soluções estrangeiras começaram a desembarcar no Brasil, trazendo soluções avançadas com informações extremamente valiosas que permitem ao gestor da frota ter uma visão abrangente e real de todos os veículos. Este é o diferencial que irá permitir aos empreendedores deste setor terem sucesso nos seus serviços. O mercado está mudando e buscando soluções que realmente permitam trazer resultados financeiros.


Hardware: Grande parte do mercado é atraído por equipamentos de baixo custo. Esta é uma das maiores armadilhas do segmento de rastreamento e que gera um dos maiores custos dentro da operação: manutenção, pois muitos equipamentos apresentam falhas e requerem um atendimento para substituição ou reparo no local. Muitas vezes, este custo deste serviço operacional pode representar até duas mensalidades do cliente. Fora os aspectos de falhas do equipamento, existem equipamentos que apresentam um alto consumo de dados. Imagine-se contratar um plano de 2MB por mês e consumir 4MB. Isto é absolutamente comum neste segmento, porém, poucos desconhecem das taxas de excedentes, que muitas vezes chegam a dobrar o valor contratado. Quanto melhor a qualidade e configuração do equipamento, melhor performance de consumo de dados.


Conectividade: O maior custo das soluções de rastreamento está na conectividade. Este é um custo recorrente e que pode variar de acordo com o volume de dados trafegado e se não for muito bem administrado, pode consumir grande parte da receita. No caso da conectividade, vemos dois pontos de atenção: quando falamos de rastreamento, estamos tratando de um tema de segurança e este ponto é crítico. Busque entender qual é a melhor operadora dentro da região que pretende atuar, pois sabemos que existe grandes áreas de sombra que podem deixar o rastreador sem transmitir as informações. A efetividade do serviço de rastreamento está na disponibilidade das informações em tempo real. Um outro ponto muito importante está na gestão dos Sim Cards. Tenho acompanhado casos de grandes empresas que perderam o controle do parque instalado e muitas vezes acabam pagando por um serviço que não estão utilizando. 


Flexibilidade: O mercado vem solicitando plataformas flexíveis que permitam integrar-se com sistemas externos como; ERPs para controle de jornada de trabalho, funcionários, plataformas de gestão de consumo de combustível, etc. Destacam-se àqueles que conseguem ser flexíveis ao atender estas necessidades e em menor tempo. 


Instalação: A instalação dos rastreadores é um dos grandes desafios. Quanto melhor for a instalação, menor o risco com falhas e defeitos nos equipamentos. Para obter melhor sucesso na recuperação do veículo, recomenda-se instalar os rastreadores em locais de difícil acesso para evitar que estes sejam facilmente desconectados em caso de roubo ou furto. 


Atendimento: No caso de empresas que oferecem rastreamento no varejo, ou seja, pessoa física, recomenda-se um atendimento 24 horas para suporte em caso de roubo ou furto. No caso de serviços oferecidos para empresas, existe uma maior flexibilidade com relação à horário, mas este é um diferencial de peso dentro do segmento. Dentro do atendimento, uma ação pouco praticada é a identificação de veículos que não comunicam a mais de 48 horas, o que se sugere imediatamente acionar o cliente para informa-lo. Esta ação proativa demonstra preocupação com o cliente e na eventualidade de uma falha técnica, um acionamento para manutenção. 

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Guilherme Luz 
Product and Marketing Manager
@wyless_tmdata

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